PRÉ TREINO


Pré treinos (ou “pre-workouts”, como são frequentemente conhecidos) são suplementos vastamente conhecidos que figuram entre os campeões de vendas da última década.

Apesar de uma imensa variedade de marcas e produtos comercializados no mundo todo, o Brasil ainda conta com uma grande restrição em termos de composição dada a regulamentação vigente da Anvisa. Justamente por isso é possível notar diferenças na composição de um mesmo produto quando comparadas sua versão nacional e internacional.

Os pre-workouts são compostos principalmente por estimulantes, como a cafeína, vasodilatadores (arginina AKG, citrulina malato) adaptógenos e nootrópicos (l-theanine, mucuna pruriens, noopept).

Como o próprio nome sugere, é recomendado que o uso seja feito entre 20-30min antes da prática de exercícios físicos com o intuito de aumentar os níveis de energia, concentração, foco e força, além de reduzir o cansaço (fadiga) ou a percepção dele.
Apesar de parecer uma excelente proposta, é importante atentar-se ao fato de que tal produto é contraindicado em alguns casos como por exemplo de pacientes hipertensos.

Entre os possíveis efeitos colaterais estão: náuseas, aumento da ansiedade, taquicardia, aumento da pressão arterial, tremores e insônia.

Vale lembrar que a indicação principal é nunca fazer uso de nenhuma suplementação sem orientação e/ou prescrição médica/nutricional.